Artigos completos
TÍTULO | AUTOR (A) | ANO | LINK PARA ACESSO |
---|---|---|---|
Gestão escolar e a materialização da política de Educação Especial nos Estados Unidos na voz de uma diretora de escola. |
SANTOS, FLÁVIO LOPES DOS ; BRAHIM, CYBELE BARBOSA ; PANTALEÃO, Edson . |
2022 |
https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/articl e/view/15528/14403 |
Contribuições do estudo comparado internacional para a pesquisa em educação especial na educação superior. |
HORA, Júnio ; FRANCISCO, L. L. ; PANTALEÃO, Edson ; QUEZADA, M. T. P. |
2022 | https://www.saece.com.ar/relec/revistas/19 /art2.pdf |
Tendências e Questões Jurídicas da Educação Especial nos Estados Unidos. |
SANTOS, FLÁVIO LOPES DOS ; BAZILATTO, ALEXANDRE ; PANTALEÃO, Edson . |
2022 | https://www.scielo.br/j/rbee/a/6thZ7kLGg PL5GSDfngkBRDy/?format=pdf&lang=pt |
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA VISÃO PSICANALÍTICA E SOCIOLÓGICA FIGURACIONAL. |
SANTOS, R. M. M. ; SOBRINHO, REGINALDO CÉLIO . |
2022 | https://periodicos2.uesb.br/index.php/apren der/article/view/11677/7310 |
Teoria eliasiana e as relações sociais na educação especial brasileira. |
25. SANTOS, FLÁVIO LOPES DOS ; BAZILATTO, ALEXANDRE ; PANTALEÃO, Edson . |
2021 | |
Teoria eliasiana e as relações sociais na educação especial brasileira. |
. SANTOS, FLÁVIO LOPES DOS ; BAZILATTO, ALEXANDRE ; PANTALEÃO, Edson |
2021 | file:///C:/Users/Simp%C3%B3sio/Downlo ads/118-303-1-PB.pdf |
Teoria figuracional e a teoria das representações sociais: aproximações e diálogos com Nobert Elias e Serge Moscovici. |
DE DEUS SILVA, CLEBERSON ; PANTALEÃO ALVES, Edson ; SOUZA LEITE, LUCAS . |
2021 | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdi a/article/view/12661/9126 |
APRENDIZAJE Y ENSEÑANZA JUNTO A ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD EN UNA UNIVERSIDAD MEXICANA. |
QUEZADA, M. T. P. ; PANTALEÃO, Edson ; CONCEIÇÃO, Júnio Hora . |
2021 | https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/ 35599 |
Educação em tempo integral na educação infantil: pressupostos, indicativos legais, ações governamentais e institucionais. |
CELIO SOBRINHO, Reginaldo ; GOMES, N. R. N. ; VICTOR, Sônia Lopes ; PANTALEÃO, Edson . |
2021 |
https://revistas.pedagogica.edu.co/index.ph p/RCE/article/view/11000/9600 |
Aspectos da Sociodinâmica Público e Privado na Política de Educação Especial no Estado do Espírito Santo. |
OLIVEIRA, G. M. ; CÉLIO SOBRINHO, R. |
2020 | https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/arti cle/view/90453/56053 |
Da Biopolítica à Noopolítica: a verdade e a pós-verdade como vetores para modulação de formas de vidas surdas. |
VIEIRA MACHADO, LUCYENNE MATOS DA COSTA ; SOBRINHO, REGINALDO CÉLIO ; OLIVEIRA, CASSIO PEREIRA . |
2019 | https://www.metodista.br/revistas/revistas unimep/index.php/comunicacoes/article/vi ew/4412 |
Escola, família e Educação Especial: A processualidade das relações em contextos brasileiro e mexicano. |
|
2019 |
http://periodicos.estacio.br/index.php/reed uc/article/view/3185/47966018 |
Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios |
|
2018 | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3596 |
Escolarização brasileira nos Manifestos dos Pioneiros da Educação (1932 e 1959): tensões e interesses
|
|
2018 |
https://periodicos.ufes.br/prodiscente/articl e/view/22911 |
Legislações e políticas públicas da Educação Especial no Ensino Superior e a Historiografia: um estudo comparado internacional
|
|
2018 | https://ojs.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2663/2397 |
Recurso público para Educação Especial: identificação, magnitude e direção do gasto social
|
|
2018 | http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9949 |
Perspectivas teórico-metodológicas e diálogos sobre pesquisas na formação de professores: apontamentos sobre o caráter político e pedagógico da produção de conhecimento em educação |
|
2018 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/6114/47966054 |
A Sociologia Figuracional como aporte teórico-metodológico: trabalho e formação docente em Educação Especial |
|
2018 |
http://educa.fcc.org.br/pdf/reeduc/v15n41/ 2238-1279-reeduc-15-41-13.pdf |
Trajetória de egressos do ensino superior: uma análise sociológico-figuracional |
|
2018 | http://seer.ufms.br/index.php/intm/article/view/7536/5378 |
Um diálogo sobre regulamentação do Cadastro Nacional de alunos com Altas Habilidades/ Superdotação: entrevista com a Professora Doutora Olzeni Leite Costa Ribeiro |
|
2018 | http://periodicos.ufes.br/REED/article/view/23632/16360 |
Tensões na gestão do Programa Benefício de Prestação Continuada na Escola |
|
2018 | https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/3439/2161 |
El trabajo del director escolar en el contexto de las políticas de Educación Especial en el municipio de Xalapa/VER |
|
2018 |
https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Rh4ky4rG YtHHVFhGdcqDvZS/?lang=es |
RECURSOS PÚBLICOS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: identificação, magnitude e direção do gasto social |
|
2018 |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index. php/cadernosdepesquisa/article/view/9949/ 5844 |
O papel dos governos e dos mecanismos legais nos processos inclusivos escolares |
|
2018 |
file:///C:/Users/Simp%C3%B3sio/Downlo ads/3583-18548-2-PB.pdf |
O grupo de estudo-reflexão perspectiva teórico-metodológica para formação continuada: um estudo com gestores públicos de educação especial |
|
2017 | https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10184 |
Apresentação da Seção Temática - Norbert Elias e Educação |
|
2017 |
https://www.scielo.br/j/edreal/a/kFQvDmV 8DqpgcVX355CqdxQ/?lang=pt |
O Jogo das Garantias dos Direitos Sociais das Pessoas com Deficiência |
|
2017 |
https://www.scielo.br/j/edreal/a/yDsdZzgy 5Q3GBtyPFvGrmyH/?format=pdf&lang= pt |
Política de Educação Especial em território mexicano: o município de Xalapa em perspectiva |
|
2017 | http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2099/642 |
Educação Infantil em Tempo Integral no município de Vitória - ES: uma política em construção |
|
2017 |
https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/a rticle/view/9425/6953 |
A Pesquisa-Ação Colaborativo-Crítica como perspectiva teórico-metodológica: Produção de conhecimento e formação-autoformação em contexto |
|
2017 | https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/9723 |
Acesso e permanência para a escolarização do público-alvo da Educação Especial no município de Vila Velha/ES |
|
2016 | |
Softwares e potencialidades educativas: Uma possível (re)conceituação frente aplicação de múltiplas metodologias
|
|
2016 |
https://www.researchgate.net/publication/337802542_SOFTWARES |
Aprendizagem matemática de um estudante com baixa visão: uma experiência inclusiva fundamentada em Vigotski, Leontiev e Galperin |
|
2016 | http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/1126 |
Formação de professores: Experiência com o tema das Altas Habilidades/Superdotação: Educação Especial em debate |
|
2016 | http://periodicos.ufes.br/REED/article/view/14593 |
Educação de surdos em Vitória/ES: políticas, processos e relações de interdependência |
|
2016 |
https://periodicos.ufes.br/educacao/article/ view/13808/9781 |
O intérprete de LIBRAS na formação de estudantes surdos no Ensino Superior brasileiro |
|
2016 |
http://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13502 file:///C:/Users/Simp%C3%B3sio/Downlo ads/alexsandro,+10_168_182_data%20(2). pdf |
Rodas de Pesquisa e Formação em Educação Especial: as trajetórias de estudantes com deficiência |
|
2016 | https://www.scielo.br/j/rbeped/a/sWHQQb 4BQpSGXRYT6PtJwJJ/?format=pdf&lang =pt |
Vivencias de los estudiantes con discapacidad en el contexto de una universidad pública mexicana |
|
2016 |
http://educa.fcc.org.br/pdf/ree/v10n3/1982- 7199-ree-10-03-00383.pdf |
O Programa "Benefício de Prestação Continuada na Escola" e os imperativos da inclusão produtiva: apontamentos |
|
2016 | http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/29063/pdf |
O Plano Nacional de Educação e a Educação Especial |
|
2016 |
https://www.scielo.br/j/cp/a/KWhndfTV6S xc3JDL9Cm9Qdk/?format=pdf&lang=p |
Políticas de Inclusão Escolar na perspectiva dos setores de Educação Especial de três municípios capixabas |
|
2016 |
https://periodicosonline.uems.br/index.php /interfaces/article/view/1030/977 |
A Leitura como Direito na Educação Básica |
|
2016 | http://www.periodicos.ufes.br/PRODISCENTE/article/view/13868 |
ESTUDO COMPARADO INTERNACIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
|
2015 |
https://www.scielo.br/j/rbee/a/Rptc5HtMYTfxnXy3dshTqLH/?format=pdf&lang=pt |
Continuing education for public administrators in special education: local policy for school inclusion |
|
2015 | https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/1648 |
Interdependência na figuração família: escola na inclusão do estudante com deficiência |
|
2015 | https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/articl... |
Educação em Tempo Integral no município de Vitória - ES: uma política em construção |
|
2015 |
http://facevv.cnec.br/wp-content/uploads/sites/52/2015/10/ Artigos-Edi%C3%A7%C3%A3o-N%C3%BAmero-14.pdf |
Democracia como instrumento de fortalecimento do conselho de escola |
|
2015 |
DUC In ALTUM (MIRIAÉ) - Texto disponível apenas em meio físico. |
A formação de professores no contexto da escolarização de estudantes público-alvo da Educação Especial |
|
2015 | https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2396/2070 |
Civilização, Habitus e Poder nas Inter-Relações em Contextos Escolares Inclusivos: Fundamentações Elisianas |
|
2015 | http://www.periodicos.ufes.br/PRODISCENTE/article/view/13220 |
Pensando com Elias a escolarização de estudantes surdocegos |
|
2015 | http://periodicos.ufes.br/PRODISCENTE/article/view/13225 |
Formação Continuada de Gestores |
|
2015 | https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/ view/1648/1569 |
Trabalhadoras de turno noturno: relações de gênero, produção de vulnerabilidades e promoção da saúde |
|
2014 | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572014000... |
A Abordagem CTS no curso de Pós-graduação EDUCIMAT-IFES: O reflexo das ações de seus alunos no processo de ensino e aprendizagem
|
|
2014 |
https://www.researchgate.net/publication/322504806_A_Abordagem_CTS_no _curso_de_Pós-graduação_EDUCIMAT-IFES:_O_reflexo_das_ ações de_seus_alunos_no_processo_de_ensino_e_aprendizagem |
Políticas de acesso e de permanência no Ensino Superior brasileiro: dilemas e perspectivas |
|
2014 |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/ article/view/4714/pdf_259 |
Implicações dos processos de gestão democrática nas políticas institucionais de inclusão escolar: o COnselho da escola como figuração específica |
|
2014 | Revista FACEVV - Texto disponível apenas em meio físico. |
Escolarização de alunos com deficiência e as inter-relações família, escola e gestores públicos da Educação Especial |
|
2014 | https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/8592/pdf |
Contribuições da Teoria de Galperin para o processo educativo de alunos com necessidades educativas especiais: Algumas reflexões
|
|
2013 | https://rialaim.jimdofree.com/n%C3%BAmeros-especiales/ |
Identidade, educação e ações afirmativas
|
|
2013 | http://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/5495 |
A relação família e escola em um contexto de escolarização do aluno com deficiência: reflexões desde uma abordagem sociológica figuracional |
|
2013 | http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602013000300018&script=sci_abstract&tlng=pt |
Juventude e ensino superior: impactos da inserção universitária na vida de estudantes de classes populares |
|
2013 | http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71530929003 |
São Mateus: contextos da EJA e perspectivas do PROEJA a partir das determinações do imaginário social
|
|
2012 | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/12 |
Aproximações entre Pesquisa-Ação Colaborativo-Crítica e Sociologia Figuracional na pequisa em Educação Especial |
|
2011 | http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1449/pdf_79 |