Artigos completos

TÍTULO AUTOR (A) ANO LINK PARA ACESSO

Gestão escolar e a materialização da política  de Educação Especial nos Estados Unidos  na voz de uma diretora de escola.

 SANTOS,  FLÁVIO LOPES  DOS ; BRAHIM,  

CYBELE  BARBOSA ;  

PANTALEÃO,  Edson .

2022

https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/articl e/view/15528/14403

Contribuições do estudo comparado  internacional para a pesquisa em educação  especial na educação superior.

HORA, Júnio ;  

FRANCISCO, L.  L. ;  

PANTALEÃO,  Edson ;  

QUEZADA, M.  T. P.

2022 https://www.saece.com.ar/relec/revistas/19 /art2.pdf

Tendências e Questões Jurídicas da  Educação Especial nos Estados Unidos.

 SANTOS,  FLÁVIO LOPES  

DOS ;  BAZILATTO,  ALEXANDRE ;  

PANTALEÃO,  Edson . 

2022 https://www.scielo.br/j/rbee/a/6thZ7kLGg PL5GSDfngkBRDy/?format=pdf&lang=pt

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO:  UMA VISÃO PSICANALÍTICA E  SOCIOLÓGICA FIGURACIONAL.

SANTOS, R. M.  M. ; SOBRINHO,  

REGINALDO  CÉLIO .

2022 https://periodicos2.uesb.br/index.php/apren der/article/view/11677/7310

Teoria eliasiana e as relações sociais na  educação especial brasileira.  

25. SANTOS,  FLÁVIO LOPES  DOS ;  BAZILATTO,  ALEXANDRE ;  PANTALEÃO,  Edson .

2021

file:///C:/Users/Simp%C3%B3sio/Downlo ads/118-303-1-PB.pdf 

Teoria eliasiana e as relações sociais na  educação especial brasileira.  

. SANTOS,  FLÁVIO LOPES  DOS ;  BAZILATTO,  ALEXANDRE ;  PANTALEÃO,  Edson

2021 file:///C:/Users/Simp%C3%B3sio/Downlo ads/118-303-1-PB.pdf

Teoria figuracional e a teoria das  representações sociais:  aproximações e diálogos com Nobert  Elias e Serge Moscovici.

DE DEUS  SILVA,  CLEBERSON ;  

PANTALEÃO  ALVES, Edson ;  

SOUZA LEITE,  LUCAS .

2021 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdi a/article/view/12661/9126

APRENDIZAJE Y ENSEÑANZA JUNTO  A ESTUDIANTES CON  DISCAPACIDAD EN UNA  UNIVERSIDAD MEXICANA. 

QUEZADA, M.  T. P. ;  PANTALEÃO,  Edson ;  

CONCEIÇÃO,  

Júnio Hora .

2021 https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/ 35599

Educação em tempo integral na educação  infantil: pressupostos, indicativos legais,  ações governamentais e institucionais.

CELIO  SOBRINHO,  Reginaldo ;  GOMES, N. R. N.  ; VICTOR, Sônia  Lopes ; 

PANTALEÃO,  Edson .

2021

https://revistas.pedagogica.edu.co/index.ph p/RCE/article/view/11000/9600 

Aspectos da Sociodinâmica Público e  Privado na Política de Educação Especial  no Estado do Espírito Santo.

OLIVEIRA, G.  M. ; CÉLIO  SOBRINHO, R.

2020 https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/arti cle/view/90453/56053

Da Biopolítica à Noopolítica: a verdade e a  pós-verdade como vetores para modulação  de formas de vidas surdas.

VIEIRA MACHADO,  LUCYENNE  

MATOS DA  COSTA ;  SOBRINHO,  REGINALDO

CÉLIO ;  OLIVEIRA,  

CASSIO  PEREIRA .

2019 https://www.metodista.br/revistas/revistas unimep/index.php/comunicacoes/article/vi ew/4412

Escola, família e Educação Especial: A processualidade das relações em contextos brasileiro e mexicano.

  • Reginaldo Celio Sobrinho
  • Edson Pantaleão
  • Euluze Rodrigues da Costa Junior
  • Giselle Lemos S. Kautsky
2019

 http://periodicos.estacio.br/index.php/reed uc/article/view/3185/47966018 

Deficiência múltipla e escolarização: processos, política e desafios

  • Márcia Alessandra de Souza Fernandes
  • Isabel Matos Nunes
2018 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3596

Escolarização brasileira nos Manifestos dos Pioneiros da Educação (1932 e 1959): tensões e interesses

 

  • Júnio Hora
  • Edson Pantaleão
2018

https://periodicos.ufes.br/prodiscente/articl e/view/22911 

Legislações e políticas públicas da Educação Especial no Ensino Superior e a Historiografia: um estudo comparado internacional

 

  • Júnio Hora
  • Edson Pantaleão
2018 https://ojs.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2663/2397 

Recurso público para Educação Especial: identificação, magnitude e direção do gasto social

 

  • Reginaldo Celio Sobrinho;
  • Gildásio Macedo de Oliveira;
  • Edson Pantaleão
2018 http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9949

Perspectivas teórico-metodológicas e diálogos sobre pesquisas na formação de professores: apontamentos sobre o caráter político e pedagógico da produção de conhecimento em educação

  • Reginaldo Celio Sobrinho;
  • Edson Pantaleão;
  • valdete Côco
2018 http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/6114/47966054

A Sociologia Figuracional como aporte teórico-metodológico: trabalho e formação docente em Educação Especial

  • Reginaldo Celio Sobrinho
  • Edson Pantaleão
  • Giselle L. Schmidel Kautsky
2018

http://educa.fcc.org.br/pdf/reeduc/v15n41/ 2238-1279-reeduc-15-41-13.pdf 

Trajetória de egressos do ensino superior: uma análise sociológico-figuracional

  • Reginaldo Celio Sobrinho
  • Edson Pantaleão
  • Silvani da Silva Wingler
2018 http://seer.ufms.br/index.php/intm/article/view/7536/5378

Um diálogo sobre regulamentação do Cadastro Nacional de alunos com Altas Habilidades/ Superdotação: entrevista com a Professora Doutora Olzeni Leite Costa Ribeiro

  • Gildásio Macedo de Oliveira
  • Reginaldo Celio Sobrinho
2018 http://periodicos.ufes.br/REED/article/view/23632/16360

Tensões na gestão do Programa Benefício de Prestação Continuada na Escola

  • Reginaldo Celio Sobrinho
  • Monica Isabel Carleti Cunha
  • Edson Pantaleão
2018 https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/3439/2161

El trabajo del director escolar en el contexto de las políticas de Educación Especial en el municipio de Xalapa/VER

  • Ellis Regina Santos Godoy
  • Reginaldo Célio Sobrinho
  • Alma de los Angeles Cruz Juárez
2018

https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Rh4ky4rG YtHHVFhGdcqDvZS/?lang=es

RECURSOS PÚBLICOS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: identificação, magnitude e direção do gasto social

  • Reginaldo Celio Sobrinho
  • Gildásio Macedo de Oliveira
  • Edson Pantaleão Alves
2018

http://periodicoseletronicos.ufma.br/index. php/cadernosdepesquisa/article/view/9949/ 5844

O papel dos governos e dos mecanismos legais nos processos inclusivos escolares

  • Reginaldo Célio Sobrinho
  • Edson Pantaleão
  • Elaine de Carvalho
2018

file:///C:/Users/Simp%C3%B3sio/Downlo ads/3583-18548-2-PB.pdf 

O grupo de estudo-reflexão perspectiva teórico-metodológica para formação continuada: um estudo com gestores públicos de educação especial

  • Mariângela Lima Almeida
  • Rayner Raulino Silva
  • Janaina Borges alves
2017 https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10184

Apresentação da Seção Temática - Norbert Elias e Educação

  • Magda Sarat
  • Reginaldo Célio Sobrinho
2017

https://www.scielo.br/j/edreal/a/kFQvDmV 8DqpgcVX355CqdxQ/?lang=pt

O Jogo das Garantias dos Direitos Sociais das Pessoas com Deficiência

  • Reginaldo Célio Sobrinho
  • Maria das Graças Carvalho Silva de Sá
  • Edson Pantaleão
2017

https://www.scielo.br/j/edreal/a/yDsdZzgy 5Q3GBtyPFvGrmyH/?format=pdf&lang= pt

Política de Educação Especial em território mexicano: o município de Xalapa em perspectiva

  • Edson Pantaleão
  • Reginaldo Célio Sobrinho
  • Delfina Aguilar Cuevas
  • Maria das Graças Carvalho Silva de Sá
  • Helen Malta Valadão
2017 http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2099/642

Educação Infantil em Tempo Integral no município de Vitória - ES: uma política em construção

  • Edson Pantaleão
  • Reginaldo Celio Sobrinho
  • Nubia Rosetti do Nascimento Gomes
2017

https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/a rticle/view/9425/6953 

A Pesquisa-Ação Colaborativo-Crítica como perspectiva teórico-metodológica: Produção de conhecimento e formação-autoformação em contexto

  • Edson Pantaleão
  • Reginaldo Celio Sobrinho
  • Nubia Rosetti do Nascimento Gomes
2017 https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/9723

Acesso e permanência para a escolarização do público-alvo da Educação Especial no município de Vila Velha/ES

  • Júnio Hora
  • Gildásio Macedo de Oliveira
2016

https://periodicos.ufes.br/prodiscente/article/view/13863 

Softwares e potencialidades educativas: Uma possível (re)conceituação frente aplicação de múltiplas metodologias

 

  • Michele Comaru
  • Fabiana Kauark
  • Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves
  • Flávio Lopes dos Santos
2016

https://www.researchgate.net/publication/337802542_SOFTWARES

_E_POTENCIALIDADES_EDUCATIVAS_UMA_POSSIVEL_

RECONCEITUACAO_FRENTE_APLICACAO_DE_MULTIPLAS_METODOLOGIAS

Aprendizagem matemática de um estudante com baixa visão: uma experiência inclusiva fundamentada em Vigotski, Leontiev e Galperin

  • Flávio Lopes dos Santos
  • Edmar Reis Thiengo
2016 http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/1126

Formação de professores: Experiência com o tema das Altas Habilidades/Superdotação: Educação Especial em debate

  • Roberto Carlos Machado
  • Helen Cristina Correia
2016 http://periodicos.ufes.br/REED/article/view/14593

Educação de surdos em Vitória/ES: políticas, processos e relações de interdependência

  • Reginaldo Célio Sobrinho
  • maria das Graças Carvalho Silva de Sá
  • Euluze Rodrigues da Costa Junior
  • Tamile Correia de Miranda Milanezi
2016

https://periodicos.ufes.br/educacao/article/ view/13808/9781

O intérprete de LIBRAS na formação de estudantes surdos no Ensino Superior brasileiro

  • Euluze Rodrigues da Costa Junior
  • Reginaldo Célio Sobrinho
  • Edson Pantaleão
2016

http://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/13502

file:///C:/Users/Simp%C3%B3sio/Downlo ads/alexsandro,+10_168_182_data%20(2). pdf 

Rodas de Pesquisa e Formação em Educação Especial: as trajetórias de estudantes com deficiência

  • Clarissa Haas
  • Edson Pantaleão
  • Rosimeire Maria Orlando
  • Claudio Roberto Baptista
2016 https://www.scielo.br/j/rbeped/a/sWHQQb 4BQpSGXRYT6PtJwJJ/?format=pdf&lang =pt 

Vivencias de los estudiantes con discapacidad en el contexto de una universidad pública mexicana

  • Alma de los Angeles Cruz Juárez
  • Edson Pantaleão
  • Reginaldo Célio Sobrinho
  • Júnio Hora
  • Alexandre Bazilatto
2016

http://educa.fcc.org.br/pdf/ree/v10n3/1982- 7199-ree-10-03-00383.pdf 

O Programa "Benefício de Prestação Continuada na Escola" e os imperativos da inclusão produtiva: apontamentos

  • Reginaldo Celio Sobrinho
  • Monica Isabel Carleti Cunha
  • Edson Pantaleão
2016 http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/29063/pdf

O Plano Nacional de Educação e a Educação Especial

  • Reginaldo Celio SOBRINHO
  • Edson PANTALEÃO
  • Maria das Graças Carvalho Silva de SÁ
2016

https://www.scielo.br/j/cp/a/KWhndfTV6S xc3JDL9Cm9Qdk/?format=pdf&lang=p

Políticas de Inclusão Escolar na perspectiva dos setores de Educação Especial de três municípios capixabas

  • Reginaldo Celio SOBRINHO
  • Edson PANTALEÃO
  • Denise Meyrelles de JESUS
2016

https://periodicosonline.uems.br/index.php /interfaces/article/view/1030/977 

A Leitura como Direito na Educação Básica

  • Mariza Carvalho nascimento Ziviani
  • Sandrina Wandel Rei de Moraes
2016 http://www.periodicos.ufes.br/PRODISCENTE/article/view/13868

ESTUDO COMPARADO INTERNACIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

  • Reginaldo Celio SOBRINHO
  • Maria das Graças Carvalho Silva de SÁ
  • Edson PANTALEÃO
  • Denise Meyrelles de JESUS
2015

https://www.scielo.br/j/rbee/a/Rptc5HtMYTfxnXy3dshTqLH/?format=pdf&lang=pt

Continuing education for public administrators in special education: local policy for school inclusion

  • Denise Meyrelles de Jesus
  • Edson Pantaleão
  • Mariângela L. de Almeida
2015 https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/1648

Interdependência na figuração família: escola na inclusão do estudante com deficiência

  • Edson Pantaleão Alves
  • Núbia Rosetti Nascimento Gomes
  • Elaine Carvalho
2015 https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/articl...

Educação em Tempo Integral no município de Vitória - ES: uma política em construção

  • Edson Pantaleão Alves
  • Núbia Rosetti Nascimento Gomes
2015

http://facevv.cnec.br/wp-content/uploads/sites/52/2015/10/

Artigos-Edi%C3%A7%C3%A3o-N%C3%BAmero-14.pdf

Democracia como instrumento de fortalecimento do conselho de escola

  • Beatriz de Oliveira Andrade
  • Tatiana Gomes dos Santos Pertele
2015

DUC In ALTUM (MIRIAÉ) - Texto disponível apenas em meio físico.

A formação de professores no contexto da escolarização de estudantes público-alvo da Educação Especial

  • Reginaldo Celio Sobrinho
  • Giselle L. Schmidel Kautsky
  • Edson Pantaleão
2015 https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2396/2070

Civilização, Habitus e Poder nas Inter-Relações em Contextos Escolares Inclusivos: Fundamentações Elisianas

  • Mariza Carvalho nascimento Ziviani
  • Sandrina Wandel Rei de Moraes
2015 http://www.periodicos.ufes.br/PRODISCENTE/article/view/13220

Pensando com Elias a escolarização de estudantes surdocegos

  • Marcia Alessandra de Souza Fernandes
  • Mônica Isabel Carleti Cunha Corrêa
  • Tamille Correia de Miranda Milanezi
2015 http://periodicos.ufes.br/PRODISCENTE/article/view/13225

Formação Continuada de Gestores
Públicos de Educação Especial: Políticas
Locais Para a Inclusão Escolar. Archivos
Analíticos de Políticas Educativas /
Education Policy Analysis Archives.

  • JESUS, Denise meyrelles ;PANTALEÃO,
  • Edson ; ALMEIDA,
  • Mariângela L. de
2015 https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/
view/1648/1569

Trabalhadoras de turno noturno: relações de gênero, produção de vulnerabilidades e promoção da saúde

  • Juliana Figueiredo Arreal
  • Laura Cecilia López
2014 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572014000...

A Abordagem CTS no curso de Pós-graduação EDUCIMAT-IFES: O reflexo das ações de seus alunos no processo de ensino e aprendizagem

 

  • Michele Comaru
  • Fabiana Kauark
  • Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves
  • Flávio Lopes dos Santos

2014

 

https://www.researchgate.net/publication/322504806_A_Abordagem_CTS_no

_curso_de_Pós-graduação_EDUCIMAT-IFES:_O_reflexo_das_

ações de_seus_alunos_no_processo_de_ensino_e_aprendizagem

Políticas de acesso e de permanência no Ensino Superior brasileiro: dilemas e perspectivas

  • Reginaldo Célio Sobrinho
  • Euluze Rodrigues da Costa Junior
  • Tamille Correia de Miranda Milanezi
2014

https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/ article/view/4714/pdf_259 

Implicações dos processos de gestão democrática nas políticas institucionais de inclusão escolar: o COnselho da escola como figuração específica

  • Beatriz de Oliveira Andrade
  • Edson Pantaleão
  • Reginaldo Célio Sobrinho
2014 Revista FACEVV - Texto disponível apenas em meio físico.

Escolarização de alunos com deficiência e as inter-relações família, escola e gestores públicos da Educação Especial

  • Edson Pantaleão Alves
  • Reginaldo Celio Sobrinho
2014 https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/8592/pdf

Contribuições da Teoria de Galperin para o processo educativo de alunos com necessidades educativas especiais: Algumas reflexões

 

  • Edmar Reis Thiengo
  • Flávio Lopes dos Santos
  • Janiveldo Pacheco Cordeiro
2013 https://rialaim.jimdofree.com/n%C3%BAmeros-especiales/

Identidade, educação e ações afirmativas

 

  • Cleberson de Deus Silva
2013 http://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/5495

A relação família e escola em um contexto de escolarização do aluno com deficiência: reflexões desde uma abordagem sociológica figuracional

  • Reginaldo Celio Sobrinho
  • Edson pantaleão Alves
2013 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602013000300018&script=sci_abstract&tlng=pt

Juventude e ensino superior: impactos da inserção universitária na vida de estudantes de classes populares

  • Valdete Côco
  • Letícia Cavassana Soares
  • Nelma Suely Bragança
  • Raiane Lóss Cardoso
2013 http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71530929003

São Mateus: contextos da EJA e perspectivas do PROEJA a partir das determinações do imaginário social

 

  • Márcia Alessandra de Souza Fernandes
  • Maria José de Resende Ferreira
2012 https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/12

 Aproximações entre Pesquisa-Ação Colaborativo-Crítica e Sociologia Figuracional na pequisa em Educação Especial

  • Reginaldo Celio Sobrinho
2011 http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1449/pdf_79

 

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910