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O grupo "Políticas, Gestão e Inclusão Escolar: contextos e processos sociais" (CNPq), tem desenvolvido estudos na área da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com enfoque nas políticas e nos processos de gestão da Educação, considerando os diferentes contextos e processos histórico-sociais. Ao estudar processos de interdependências nas relações humanas nos percursos históricos e sociais, tem produzido investigações relacionadas às figurações entre indivíduos e sociedade no Processo Civilizador, a partir da perspectiva teórica de Norbert Elias.

Possui interface com outros pesquisadores da área da Educação vinculados à Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de Grande Dourados e Universidade Estadual de Londrina. Tem desenvolvido pesquisa com enfoque comparado internacional, com pesquisadores da Universidade Veracruzana (Veracruz), e com a Universidad de Guadalajara (Jalisco), ambas no México. Os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo grupo têm se configurado em artigos publicados em periódicos científicos qualificados.

Também o grupo tem se empenhando em estudos que objetivam analisar a interdependência política orçamentária e trabalho docente na garantia dos direitos sociais de crianças e adolescentes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com indícios de altas habilidades e/ou superdotação. Este é um trabalho que tem articulação e necessidade de aprofundar questões que emergiram no Estudo Comparado Internacional que concluímos em 2016, e de subsidiar a formação de recursos humanos e na temática Direitos Humanos e Diversidade, pela via de um estudo sistemático sobre as implicações da política orçamentária na inclusão escolar, da Educação Infantil ao Ensino Superior.

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