HOME

 

O grupo tem desenvolvido estudos na área de educação especial e inclusão escolar, com enfoque nas políticas e nos processos de gestão da educação, considerando os diferentes contextos e processos histórico-sociais. Ao estudar processos de interdependências nas relações humanas nos percursos históricos e sociais, tem produzido investigações relacionadas às figurações entre indivíduos e sociedade no processo civilizador, a partir da perspectiva teórica de Norbert Elias.

Possui interface com outros pesquisadores da área da Educação vinculados à Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de Grande Dourados e Universidade Estadual de Londrina. Tem desenvolvido pesquisa com enfoque comparado internacional, com pesquisadores da Universidade Veracruzana, campus de Xalapa no estado de Veracruz, e com a Universidad de Guadalajara (Jalisco), ambas no México. Os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo grupo têm se configurado em artigos publicados em periódicos científicos qualificados.

Também o grupo tem se empenhando em estudos que objetivam analisar a interdependência política orçamentária e trabalho docente na garantia dos direitos sociais de crianças e adolescentes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com indícios de altas habilidades e/ou superdotação. Este é um trabalho que tem articulação e necessidade de aprofundar questões que emergiram no Estudo Comparado Internacional que concluímos em 2016 e de subsidiar a formação de recursos humanos e na temática Direitos Humanos e Diversidade, pela via de um estudo sistemático sobre as implicações da política orçamentária na inclusão escolar, da Educação Infantil ao Ensino Superior.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910