XX Simpósio Internacional Processos Civilizadores

O vigésimo Simpósio Internacional Processos Civilizadores (XX SIPCs): “Procesos Sociales y Civilizaciones Latinoamericanas” ocorrerá na cidade de Cochabamba, Bolívia, no dia 18 e 22 de novembro em 2024, em que contará com o apoio das seguintes universidades: Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Bahia (IFBA); Universidade de Buenos Aires (UBA).

Experiências acadêmicas na Universidade Veracruzana (México)

No dia 31 de outubro deste ano, os doutores e integrantes do grupo Edson Pantaleão e Júnio Hora, realizaram entrevistas com a Mestra Verónica Ortiz Méndez que atua na Licenciatura em Pedagogia e na Licenciatura em Desenvolvimento Integral da Pessoa com Deficiência, e também conversaram sobre as dinâmicas de trabalho em ambos cursos, bem como de suas práticas. Além de entrevistarem o Mestre José Luis Aguilar Trejo e a Mestra Maryna Gallardo Romagnoli, docentes da Licenciatura em Desenvolvimento Integral da Pessoa com Deficiência, conversaram sobre a docência neste curso.

Reunião de cooperação técnico-científica entre a Ufes e a UV

Tendo como principal método o estudo comparado internacional, os integrantes do GRUPGIE (têm dado atenção, também, à gestão educacional no ensino superior no Brasil e em outros países). Na última semana os doutores Júnio Hora e Edson Pantaleão, participaram de uma reunião em que discutiram sobre cooperação técnico-científica entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Universidade Veracruzana (UV), no dia 26 de outubro, com financiamento de Fapes/CNPq, junto à Ma.

Entrevista com estudantes com e sem deficiência da Universidade Veracruzana

O grupo vem se preocupando em como a gestão educacional no ensino superior tem sido realizada no Brasil e em outros países, se utilizando do método de estudo comparado, os integrantes e doutores Júnio Hora, Edson Pantaleão e Euluze Rodrigues, realizaram uma entrevista com estudantes com e sem deficiência, nos dias 24 e 25 de outubro, sobre as suas relações acadêmicas, bem como as questões relacionadas à políticas de inclusão da Universidade Veracruzana com financiamento da Fapes/CNPq.

Visita técnico-científica à cidade de Guadalajara (Jalisco/México)

Os doutores Gildásio Macedo e Reginaldo Celio Sobrinho, junto com as doutorandas Claudiana R. dos Anjos e Larissa Littig e o doutorando Rayner Raulino em visita técnico-científica à cidade de Guadalajara (Jalisco/México).

Doutor Euluze do GRUPGIE no FESLA 7 - México

Dr. Euluze Rodrigues da Costa Junior, professor Adjunto e Chefe do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE) da Universidade Federal do Espírito Santo onde também é professor permanente do Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/Ufes), é membro pesquisador do GRUPGIE desde 2014.

Doutorado Sanduíche na Universidade de Évora (UÉ - Alentejo - Portugal)

Lucas de Souza Leite, formado em Geografia (Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes). É estudante do curso de doutoramento em Educação do PPGE/Ufes e membro do GRUPGIE desde 2020. Desenvolve seus estudos de doutoramento na campo da formação de professores, Educação Especial e Educação Inclusiva, realizando, no ano de 2023, estágio-técnico de pesquisa na Universidade de Évora (UÉ), no Alentejo, em Portugal.

Norbert Elias em "Cochabamba"

En los últimos días de noviembre de 2022, en Salvador, Bahía, se decidió, de manera unánime, la realización del XX Simposio Internacional Procesos Civilizadores en la ciudad de Cochabamba, a llevarse a cabo a fines... Créditos: Mauricio Sánchez Patzy (País de Magonia). https://guardiana.com.bo/opinion/norbert-elias-en-cochabamba/

INTERNACIONALIZAÇÃO: MAIS UMA DOUTORANDA DO GRUPGIE EM ESTÁGIO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

Adriana da Costa Barbosa é licenciada em Matemática e mestra em Informática. Desenvolve estudos de doutoramento em Educação na Ufes Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e atualmente está em estágio sanduíche na Coventry University (CU), se dedicando a temática de Inclusão de pessoas com espectro autistas no Ensino Superior. Em virtude do caráter comparativo da sua pesquisa, atualmente está na cidade de Coventry para a produção de dados.

INSCRIÇÕES PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA - GRUPGIE (2023/2024)

O Grupo de pesquisa "Política, Gestão e Inclusão: contextos e processos sociais", vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/Ufes, na linha de pesquisa Educação Especial e Processos Inclusivos, convida estudantes da graduação do 1º ao 5º período para inscrição no processo seletivo do Programa Institucional de Iniciação Científica (Piic/Ufes) para o Edital 2023/2024.

Estamos com três vagas abertas que se destinam a discentes dos diferentes cursos da Universidade e que tenham interesse em iniciar ou dar continuidade à sua trajetória como pesquisador/a.